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domingo, 6 de março de 2011

Configuração do gênero textual em Ingedore G. Koch.

          Na mesma perspectiva sociocognitivista de Marcuschi, Koch serve-se da ideia bakhtiniana para analisar a relativa estabilidade do gênero. Observando que eles possuem marcas sócio-históricas, pois se relacionam às situações sóciocomunicativas e sofrem modificações por seu aspecto dinâmico. De acordo com Koch (2008:106),
          "Afirmar que os gêneros são produzidos de determinada forma não implica dizer que não sofrem variações ou que elegemos a forma como o aspecto definidor do gênero textual em detrimento de sua função. Apenas chamamos a atenção para o fato de que todo gênero, em sua composição, possui uma forma, além de conteúdo e estilo..."
          A autora (2009) defende a ideia de que se pode desenvolver uma “competência metagenérica” que dá condições de usar e reconhecer os gêneros nas diversas situações comunicativas. A perspectiva metagenérica estaria baseada na ideia bakhtiniana de que os gêneros servem como elementos recorrentes para comunicação verbal.
         Conforme Koch (2009:54), a configuração do gênero pode variar de acordo com as transformações sociais, a partir de “novos procedimentos de organização e acabamento da arquitetura verbal” e de “modificações de lugar atribuído ao ouvinte”.
          A escolha de um gênero é estratégica, deve-se levar em conta a intencionalidade, o contexto social e os agentes. Além disso, a configuração do texto é adaptada a valores pessoais. Forma, conteúdo e estilo fazem parte da composição genérica e são indissociáveis.
        Para Koch (2009), a hibridização é outro processo de realização de uma forma genérica, sendo a adaptação do gênero a uma situação comunicativa, pois, apesar de ser relativamente estável ele adapta-se às necessidades momentâneas da comunicação. Além desses aspectos, a autora parece também comungar da ideia de Adam de sequências tipológicas como formadoras dos gêneros textuais.

Referências:
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Koch, Ingedore Villaça & Elias, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

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