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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atividade de Produção textual

A escrita e a leitura são atividades de natureza social. Toda tarefa de produção e leitura de texto requer a mobilização de estratégias para atingir os objetivos pretendidos. Para Koch (2009:10), “À luz de uma concepção sociocognitiva e interacional da linguagem, o texto é visto como o próprio lugar da interação verbal e os interlocutores, como sujeitos ativos empenhados dialogicamente na produção de sentidos.” Portanto, não basta apenas ter conhecimentos linguísticos para produzir um texto, é preciso a mobilização de saberes vários: de ordem cognitiva, social, histórica e do contexto situacional. Entendo que o texto é, além de outras coisas, materialização do gênero textual/discursivo. Por isso, a primeira tarefa a ser realizada é tipificar a situação comunicativa, recorrendo ao gênero e depois à forma textual mais adequada a situação de registro. A escolha de determinado gênero diz muito sobre o contexto em que se realiza a produção textual, auxiliando numa compreensão do objeto posterior ao momento da escrita/fala.


No ensino de língua materna, procuro demonstrar que não existe enunciado totalmente novo ou que se repita (Bakhtin: 2003). Parece contradição, mas essa noção de enunciado, postulada por Bakhtin, entende que na malha do texto há interação de outras falas/produções anteriores a ele (polifonia, intertextualidade), o que não impede que seja único, pois é realizado numa situação irrepetível. Para a atividade de produção textual é necessário que o agente leve em conta os propósitos comunicativas, observando o aspecto interacional da agência: para quem o texto é escrito, com que propósito, de qual lugar social ele é escrito. Essa proposta de atividade de produção textual parece ser o caminho que deve ser seguido por qualquer pessoa que deseja produzir sentido por meio do texto, tanto pelo professor, como pelo aluno.



Referência

Koch, Ingedore Villaça & Elias, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M.. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra; prefácio e à edição francesa Tzvetan Todorov. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

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