Seja bem vindo!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Atividades com o rádio na sala de aula

Ações que podem ser realizadas com o uso do rádio em sala de aula




É interessante que, apesar de ouvir rádio e de saber que a maior parte das pessoas o faz, nunca havia me atentado para o seu uso nos projetos da escola e de como isso pode ser proveitoso.

A partir dessa reflexão e tudo o que estudamos até aqui, pensei em pelo menos três atividades.

A primeira delas seria a criação de uma narrativa que pudesse ser apresentada sem que os narradores fossem vistos. Eles devem usar sons de instrumentos para representação de imagens pelos ouvintes, como nas novelas de rádio (Essa atividade li num livro há alguns anos atrás).

A segunda atividade seria providenciar um espaço na rádio local para leitura de textos produzidos pelos alunos – narrativas, entrevistas, dissertações, resenhas de filmes ou de livros, pesquisas, avisos etc.; semanalmente ou uma vez por mês teríamos aquele momento dedicado especialmente à escola, com a presença e participação de alunos no programa de rádio.

Outra atividade seria a análise de texto transcrito que tenha sido produzido por um locutor de uma rádio local. Analisaríamos elementos de coesão, coerência, também poderíamos criar debates a partir de entrevistas veiculados pelos programas de rádio.

Vemos que é possível usar o rádio sem parecer antiquado ou ultrapassado, pois apesar das novas mídias, ele continua atual e surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário