Seja bem vindo!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Texto postado no PROEDI sobre o uso das redes sociais na educação. A autora do texto é Alcina Borges Lourenço da cidade de Maia - Portugal. Professora do ensino médio.

Exerço funções de professora há apenas 11 anos. É incrível como sinto a velocidade com que as coisas acontecem neste nosso mundo! Tenho para mim como uma certeza que é meu dever não deixar o combóio passar apanhando-me distraída.



As redes sociais começaram a surgir, e fui percebendo a forma voraz com que os meus alunos as utilizavam. O meu primeiro registo numa rede social virtual aconteceu, inclusive, com ajuda de um aluno. Sentia a curiosidade de perceber como funcionava, e os fins a que se destinava.



Não é incomum escutar comentários de rejeição por parte de colegas de profissão face ao uso destas redes, principalmente com o argumento da perda de tempo. Estou certa de que os comentários não se desprendem de algum preconceito associado a promiscuidades paralelas que ocorrem em algumas destas situações. Defendo sempre estas formas de comunicação. O tempo?!?... Posso ocupá-lo de tantas formas, mas mais louváveis e outras nem tanto! As promiscuidades, cabe-me a mim geri-las de forma madura! E, criar resistência ao progresso? Não é a minha atitude habitual! Acredito, e comprovo-o com situações em que me envolvi, que as redes sociais me oferecem oportunidade de contacto com gente diversa, distante, de interesse… Dá-me conhecimento e ocasião para partilhar experiências.



O conhecimento profissional começa, é certo, de modo formal, até porque a certificação é necessária acontecer. Porém, as experiências informais de aprendizagem são as que mais marcam a profissional que vou sendo. Em conversas e leituras num espaço como as redes sociais, não tenho dúvida de que colho informação, desperto reflexões e, na hipótese menos rica, compreendo o mundo em que os meus alunos (e filhos) estão a crescer. Só com conhecimento dos espaços, posso criar opinião e delinear estratégias de actuação face a riscos de desvios comportamentais/formação!



Dominar o uso das tecnologias cabe a cada um de nós. Não preciso saber postar numa rede social para ensinar bem Matemática, mas talvez seja importante para me sentir familiar aos meios em que se envolvem os adolescentes com quem convivo!



(Este é o meu primeiro comentário neste espaço… Se não estiver em conformidade com o discurso habitual e aquilo a que a discussão quer conduzir queiram desculpar-me os que resistiram a ler!...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário