Seja bem vindo!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O uso do rádio. Pesquisa realizada durante o curso Mídias na Educação da UFPE - E-PROINFO

Pesquisa na escola – O uso do rádio.




A descoberta de ondas eletromagnéticas ocorreu por volta de 1863, mas a propagação radiofônica só em 1887. Até 1886, o rádio era “telegrafia sem fio”. Cientistas, não satisfeitos com esse modelo, procuraram aprimorá-lo e conseguiram muitos avanços. No ano de 1916, aconteceu então o primeiro programa de rádio em Nova Iorque. Começa então a “Era do rádio”. No Brasil, a primeira transmissão oficial de rádio aconteceu em 1922.

A história do rádio parece se confundir com a história da revolução das formas de comunicação à distância. Hoje, são mais de 115 milhões de ouvintes contra uns 85 milhões de telespectadores e no máximo 8 milhões de leitores de jornais e revistas. O rádio atravessou gerações e ainda é um dos meios de comunicação mais populares.

A pesquisa que fizemos nas escolas demonstra o grande uso e as possibilidades que se abrem ao inserir o uso de rádio no ambiente escolar. A linguagem, as ideologias, a interação etc. Observando os gráficos e as pesquisas realizadas pelos colegas de curso, fica claro que maior parte das pessoas faz uso do rádio constantemente. O maior interesse é o entretenimento. Apesar de o rádio ser muito pouco ou quase nunca usado na escola, os entrevistados acreditam na possibilidade do uso deste meio de comunicação nos projetos pedagógicos o que viabiliza ainda mais o seu uso na escola.

O que mais me chamou a atenção foi a quantidade significativa de alunos que ouvem rádio diariamente. Isso desperta a necessidade de estimular os mesmos a fazerem uso mais crítico dessa tecnologia, aproveitando, além das músicas, programas informativos. Promover a análise dos discursos presentes nas falas de interlocutores. Aproveitar a predisposição de uso que a maioria demonstrou, trazendo "para mais perto da escola" esse tão rico instrumento de informação.

Realizei a pesquisa com 68 alunos do ensino médio - 1º 2º e 3º ano - da Escola Manoel Messias Barbosa, localizada na zona rural de Petrolina, região ribeirinha, onde boa parte dos alunos trabalha na agricultura. O resultado da pesquisa foi o seguinte:



1.Com que freqüência, habitualmente ouço o rádio?

a. diariamente___________________44%

b. de vez em quando______________51%

c. raramente_____________________05%





2.Quando ouço o rádio, eu...

a. concentro-me nesta atividade_________________08%

b. tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas________89%

c. ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção______03%





3.Quando ouço o rádio em que estou interessado?

a. educação (cursos)__________05%

b. informação (notícias)________09%

c. diversão (música, humor)_____86%





4.Em minha escola, existem oportunidades para se ouvir o rádio?

a. quase sempre________00%

b. eventualmente_______04%

c. raramente ou nunca___96%





5.Dentro de um projeto pedagógico, na minha opinião, o rádio pode ajudar...

a. muito____________76%

b. um pouco________19%

c. nada____________05%





Webgrafia

- http://www.brasilcultura.com.br/perdidos/a-participacao-do-radio-no-cotidiano-da-sociedade-brasileira/

- http://www.microfone.jor.br/historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário